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29/01/2020

Colaboradores da SCMP Realizam Melhorias e São Premiados

A fim de sempre aprimorar a qualidade e eficiência operacional de seus processos, a Santa Casa de Misericórdia de Passos aplica a metodologia chamada Lean Healthcare, que é a responsável por identificar melhorias significativas de produtividade, qualidade, humanização e redução de custos. E na próxima sexta-feira, 31, os melhores projetos registrados serão premiados.

Essa estratégia, conforme explicada por Neymar Alessandro de Toledo, coordenador administrativo da SCMP, surgiu no Japão, ainda na década de 40 e só passou a ser utilizada na área hospitalar 60 anos depois. “Essa filosofia representa um conjunto de ferramentas, um sistema de gestão mesmo, que muda a forma como os hospitais são organizados e geridos, pois quando aplicada, oferece apoio aos colaboradores, elimina barreiras e possibilita que todos se concentrem na prestação de cuidados”, disse.

Diante do espaço físico e dos principais processos de cuidados aos pacientes redesenhados, essa filosofia busca otimizar os processos, reduzir o desperdício em todos os setores da instituição e eliminar a necessidade do retrabalho.

Ainda conforme explicado pelo responsável, uma das estratégias utilizadas para motivar os colaboradores é a divisão dos processos identificados com base na metodologia Lean Healthcare em: K1, K2 e K3, que representam a palavra japonesa kaizen, ou seja, melhoria contínua.

“O chamado K1 é aquela melhoria operacional, que qualquer colaborador pode identificar em sua atividade de trabalho e, por isso, cada um tem a meta de, pelo menos, um desse tipo anualmente. Já o K2, que tem duração de dois meses, representa aquela melhoria pontual em uma área ou processo e, por fim, o K3, reúne aqueles projetos estratégicos, que com duração de doze atingindo uma melhoria sistêmica, ilustrou.

 

Premiação dos melhores projetos de 2019

 

Diante da relevância desses projetos, a instituição premiará os melhores projetos K1, K2 e K3 de 2019. O evento, que está marcado para a próxima sexta-feira, 31, no Centro de Vida Saudável, apresentará os projetos que resultaram em melhorias financeiras, redução de estoque, satisfação do cliente e atendimento mais rápido, por exemplo.

“Falamos que o Lean é uma filosofia porque é o próprio colaborador que faz, ainda que não seja o ‘culpado’, ele precisa enxergar o que é desperdício e deve ser eliminado. Nesse ponto, enfatizamos sempre que mesmo que o colaborador não tenha contato com o paciente que chega até o hospital, ele também trabalha com saúde e suas ações interferem sim no atendimento”, disse Neymar.

E ao observar essa questão, o superintendente geral da SCMP, Daniel Porto Soares, reforçou a necessidade de utilizar os recursos financeiros e humanos de forma inteligente e consciente. “Desde o início, notamos que essa metodologia reduz os desperdícios, otimiza a produção e impacta positivamente nos custos de todo o hospital. Sendo assim, pautados sempre a fim de oferecer um atendimento humanizado de excelência, atender o nosso compromisso com cada colaborador e permitir o crescimento da instituição, é claro que absorvemos os princípios do Lean e assim continuaremos”, concluiu.