FOTOS DOS EVENTOS

OUTROS EVENTOS

Noticias

28/05/2020

Centro de Vida Saudável Reforça a Importância de Estimular Brincadeiras com Crianças

Em alusão ao Dia Mundial do Brincar, celebrado hoje, a equipe de Terapia Ocupacional –TO do Centro de Vida Saudável – CVS da Santa Casa de Misericórdia de Passos reforça a importância de estimular os pequenos a brincarem.


A data relembra que o brincar, prática tão comum na infância, é um direito assegurado pelo artigo 31º da Convenção Sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. Apesar de ser encarado nem sempre com tanta seriedade, sendo por vezes negligenciado, a recreação deve ser estimulada pelos responsáveis da criança como uma atividade que estimula o desenvolvimento infantil.


“Os pais têm o dever de proporcionar espaços e momentos de brincadeiras, pois embora o brincar seja nato da criança, deve ser uma atividade intermediada por um adulto. Toda criança deve ter tempo para estudar, comer, dormir e também para brincar”, ressalta Letícia Silva Lima, Terapeuta Ocupacional do CVS.


Apesar de ser comumente relacionado com o público infantil, praticar e participar de brincadeiras promove uma alegria essencial que, segundo a também Terapeuta Ocupacional, Keyla Neves da Silva, é essencial para pessoas de todas as idades. “O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência”, observa Keyla.


Ainda segundo a equipe de TO, o brincar é fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora, despertando aspectos como atenção, imaginação, fantasia e auxiliando a criança a expressar-se, melhorando a sua linguagem e consequentemente a convivência, de modo que faça amizades com mais facilidade.


No CVS, as Terapeutas Ocupacionais desenvolvem atividades de brincar em que utilizam o brinquedo como recurso terapêutico ocupacional na assistência ao ser humano em suas capacidades motoras, mentais, emocionais, percepto cognitivas, cinético ocupacionais e sensoriais, em todos os níveis de atenção à saúde.