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31/05/2017

O Plano de Saúde Santa Casa Fala dos Mitos e Verdades Sobre o Cigarro

31 de Maio - Dia do Combate ao Tabagismo
31 de Maio - Dia do Combate ao Tabagismo

 

As pessoas começam a fumar por muitas razões. Muitos continuam pois eles "compram" certos mitos persistentes sobre o uso do tabaco. Pensando nisso, em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), o Plano de Saúde Santa Casa traz mitos e verdades sobre o temido “parar de fumar”.


“Meus outros hábitos saudáveis pode compensar o meu fumo”
MITO: Alguns fumantes justificam seu hábito, insistindo que a nutrição adequada e muito exercício são suficientes para mantê-los saudáveis. Não é assim.


Pesquisas mostram que uma dieta saudável e exercício não reduzem os riscos de saúde associados ao tabagismo. Fumar afeta todos os sistemas de órgãos no corpo, e pensar que você vai encontrar o estilo de vida perfeito para neutralizar os efeitos do hábito de fumar não é uma realidade.


“Mudar para cigarros 'light' vai diminuir o meu risco”
MITO: A mudança do fumante para esses cigarros “light” inevitavelmente leva a pessoa a compensar a inalação de substâncias tóxicas fumando mais vezes ou tragando uma quantidade maior de fumaça.


Na maioria das vezes esse processo acaba igualando os malefícios de quem busca esse outro tipo de cigarro. As pessoas que fumam cigarros light estão morrendo de câncer de pulmão, derrame cerebral, ataque cardíaco, e enfisema todos os dias da mesma forma quem fuma cigarros sem estes rótulos.


“Parar de fumar leva a um ganho de peso.”
VERDADE: Fumantes que param de fumar podem ganhar uma média de 14 quilos. Mas o risco representado por ganhar quilos extra é mínimo em comparação com o risco de continuar a fumar.


Aliando a retirada do cigarro da sua vida, atividade física e alimentação balanceada você terá o sucesso da liberdade do tabaco sem o acúmulo daquela gordurinha indesejada.


“Eu fumei por muito tempo, o dano já está feito”
MITO: Os danos causados pelo tabagismo são cumulativos, e quanto mais tempo uma pessoa fuma, maior o seu risco para doenças potencialmente fatais. Mas parar de fumar em qualquer idade traz benefícios para a saúde, mesmo se você parar aos 80 anos.


Os benefícios de parar de fumar começa no próprio dia que você parar. Em um mês, você vai se sentir que tem mais ar. Dentro de um ano, o risco de ter um ataque cardíaco cai para 50%.


Segundo a Sociedade Americana do Câncer, fumantes que param antes dos 35 anos conseguem prevenir 90% do risco de problemas de saúde de fumar.

 

“Parar de fumar tem que ser de uma única vez”
MITO: Alguns fumantes pensam que parar de fumar de forma abrupta é a melhor abordagem e que a força de vontade é a única ferramenta eficaz para controlar os seus desejos de tabaco. Eles estão parcialmente certos: Compromisso é essencial. Mas os fumantes são mais propensos a ter sucesso em parar aos poucos.

 

“Eu sou o único que está se prejudicando com o meu cigarro.”
MITO: O cigarro também prejudica as pessoas ao seu redor. Nos EUA, o fumo passivo causa cerca de 50.000 mortes por ano, as estimativas são da Associação Americana do Pulmão. Tem sido estimado que um garçom ou garçonete que trabalha um turno de oito horas em um único bar enfumaçado inala fumaça tóxica tanto como um fumante de um maço por dia.

 

“Eu tentei desistir uma vez e falhei, por isso não adianta tentar novamente.”
MITO: A maioria dos fumantes tenta várias vezes antes de conseguir o sucesso. Então, se você falhou anteriormente, não deixe que isso o impeça de tentar novamente.

 

“Fumar sem tragar não faz mal.”
MITO: Mesmo sem tragar ela inala a fumaça tóxica, além de ter contato direto com substâncias do cigarro através da mucosa da boca. O fumo é responsável por 92% dos casos de Câncer de Boca e 82% dos casos de Câncer de garganta.

 

Está difícil de parar? Precisa de ajuda? O Centro de Vida Saudável, do Plano de Saúde Santa Casa pode te ajudar!

 

Venha conhecer o Programa Livres Ares: Um programa voltado para você que desejam parar de fumar, através de ações dinâmicas e educativas que visando sempre o estímulo nas mudanças de comportamento em relação ao tabagismo com apoio de uma equipe multiprofissional.

 

Telefone: 3521-8600